Como está o marketing do seu consultório de psicologia?

Quem possui um consultório de psicologia conhece os desafios de manter a agenda sempre lotada e se destacar em um mercado tão concorrido. No entanto, nem todo mundo sabe que algumas ações de marketing simples e de baixo investimento podem ajudar a tornar a sua clínica mais conhecida e atrair mais pacientes.

Pensando nisso, elaboramos esse post com algumas dicas de atitudes que você pode tomar agora mesmo para posicionar melhor seu consultório de psicologia no mercado. Acompanhe!

Aposte no marketing digital

 

Se você quer trabalhar o marketing do seu consultório de psicologia, é importante pensar a presença dele no mundo digital. De acordo com um estudo feito pelo próprio Google, cerca de 77% dos pacientes fazem uma pesquisa por profissionais da área médica no buscador antes de marcar a primeira consulta.

É um público alvo em potencial que, francamente, não pode ser ignorado. O primeiro passo é manter um site atualizado, que possa ser visualizado por meio de celulares e tablets. Feito isso, é importante criar uma página do consultório de psicologia nas redes sociais mais relevantes, como o Facebook e Instagram, para que você possa interagir diretamente com o seu público-alvo.

Também pode ser uma excelente ideia criar um blog dentro do próprio site, para que você possa tratar de temas importantes relacionados à psicologia e que costumam interessar as pessoas que visitam sua página. Além de tonar o nome do seu consultório de psicologia mais conhecido, isso também ajuda o seu site a ficar bem posicionado nos buscadores toda vez que algum paciente em potencial fizer uma busca relacionada ao assunto.

Invista no Google AdWords e no Facebook Ads

Feito isso, que tal colocar o site do seu consultório de psicologia na primeira página do Google, o buscador mais utilizado no mundo? Isso é possível utilizando o Google AdWords, plataforma de serviços de publicidade que traz ótimos resultados com investimento relativamente baixo.

Utilizando o AdWords, você consegue segmentar o seu anúncio para que ele apareça somente para o seu público-alvo. Você pode configurar a publicidade para que ela seja exibida, por exemplo, só para quem digitar determinadas palavras-chaves. Também é possível criar uma série de outros filtros, como idade, idioma e localização geográfica.

Outra grande vantagem é que você terá controle total sobre os custos, já que é possível determinar quanto você pretende investir por dia, mês ou campanha. De quebra, a plataforma oferece informações importantes sobre o seu público-alvo, já que é possível verificar, por exemplo, quantas das pessoas que clicaram no seu anúncio entraram em contato pelo formulário que está em seu site.

Com esses dados em mãos, fica muito mais fácil identificar que anúncios estão funcionando e quais estão abaixo do desempenho, para poder fazer eventuais correções de rota no direcionamento do investimento.

O Facebook Ads funciona de maneira similar. Colocar um link patrocinado do seu consultório de psicologia na maior rede social do mundo também é uma ótima alternativa para atrair mais pacientes sem a necessidade de investimentos astronômicos.

Assim como no AdWords, você pode segmentar a postagem por uma série de variáveis, como local, sexo e idade, além de ter controle total sobre os valores que serão investidos e uma série de relatórios que permitam que você conheça melhor quem interage com o seu anúncio.

Busque parcerias para o seu consultório de psicologia

Embora a presença no mundo digital tenha se mostrado cada vez mais importante, ainda é possível trabalhar de maneira muito eficiente o marketing do seu consultório de psicologia fora da Internet.

Uma excelente alternativa é buscar parcerias com outras clínicas, instituições de ensino, empresas, sindicatos e planos de saúde. Além de atrair mais pacientes, esse tipo de associação torna a sua clínica mais conhecida, o que facilita a tradicional propaganda boca a boca.

Também é importante trabalhar no networking para além da simples troca de cartões. Busque profissionais da área para trocar ideias e participe de congressos e eventos onde você pode falar sobre o trabalho que vem realizando em seu consultório de psicologia e compartilhar experiências com pessoas que vivem os mesmos dilemas que você.

Se receber algum paciente que necessite de um atendimento que não pode ser realizado pelo seu consultório, não hesite em indicá-lo para um colega. Quanto mais o nome de sua clínica de psicologia circular, tanto na área médica quanto fora dela, melhor.

Trabalhe com a mídia local

Muitas vezes, a simples menção de anunciar em algum tipo de mídia acaba assustando psicólogos pelo custo geralmente proibitivo. No entanto, é importante considerar que existem outras possibilidades além das grandes empresas pertencentes aos grandes conglomerados de mídia.

Uma excelente ideia para trabalhar o marketing de seu consultório de psicologia pode ser investir na mídia local, como revistas que circulam na região onde a sua clínica está instalada, ou investir em mídia em elevadores em prédios comerciais, por exemplo.

Além de trabalhar com valores mais em conta, esse tipo de propaganda segmentada pode render excelentes resultados, uma vez que seu anúncio vai atingir diretamente o público-alvo do seu consultório de psicologia.

Gostou de saber mais sobre ações de marketing que podem ajudar seu consultório de psicologia a se destacar no mercado? Então não se esqueça de compartilhar esse post em suas redes sociais para que mais colegas conheçam essas dicas!

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