Diversos

Como escolher a melhor abordagem na Psicologia

É frequente a dúvida sobre a escolha da abordagem teórica na psicologia. Como qualquer escolha, podemos escolher por impulso ou de maneira consciente e com reflexão. O objetivo deste texto é ajudar na escolha deste último tipo. Para tanto, facilita se fizermos uma analogia. Imagine por alguns momentos que o seu celular estragou e você precisa comprar um novo. Como escolher o melhor?

Um estratégia é perguntar para os amigos qual celular eles recomendam e porque. Outra possibilidade é pesquisar a fundo as especificações técnicas ou então escolher pelo status (o mais caro) ou o pela comodidade (o mais barato, fácil ou acessível).

Porém, como sabemos, existe o paradoxo da escolha: quanto mais opções, mais difícil fica de escolher. Sei que analogia é apenas uma analogia, mas, como uma imagem, pode nos ajudar a explicar esse processo de escolha.

Muitos estudantes de psicologia sentem que existe um fundo de verdade em cada teoria e por isso não conseguem decidir. Outros acabam tendo empatia pelos professores e a cada período defendem uma abordagem. Enquanto outros, ainda, vão pela concordância com o grupo de amigos mais próximo.

Leia Mais: http://goo.gl/TGTQnu