4 Dicas para deixar de sofrer com Agenda

Preparar uma agenda que atenda a todas as suas atividades, tanto profissionais como pessoais, requer organização e disciplina. Com efeito, o simples caso de um paciente esquecer a consulta e outro atrasar 20 minutos pode resultar em um dia muito menos produtivo do que você planejava, e resolver isso parece estar fora do seu poder. Se essa é uma realidade pra você, continue a leitura e veja 4 formas de contornar esses contratempos que estão a seu alcance.

Entenda e Planeje sua Rotina

É fundamental que você saiba o tempo médio de sessão que você reserva a cada paciente. Não só para estabelecer limites de horário (pois um paciente que prolongar pode atrasar o outro que está à espera), mas também para programar intervalos entre cada sessão.

É importante, ainda, definir junto à agenda os horários que você tem outros compromissos – pessoais e profissionais – de rotina, como buscar o filho na escola ou comparecer a determinado congresso. Ao colocar todas as suas atividades, fica mais difícil que compromissos se choquem e você terá pleno controle de tudo o que precisa ser feito durante a semana.

Quer uma semana mais produtiva? Descubra 5 ferramentas para aumentar sua produtividade.

Quando a sua agenda está vazia

Isso pode significar que poucas pessoas conhecem sua clínica ou consultório. Para isso, indicamos que você invista mais tempo no seu marketing pessoal e na divulgação do seu trabalho.

Nesse sentido, as mídias sociais são uma opção fácil e barata de alcançar seu público, sendo também uma forma para você tornar conhecido. Saiba mais baixando nosso E-book sobre Marketing para Psicólogos clicando aqui.

Quando sua Agenda está lotada

Em seguida, quando você tiver definido todas as suas atividades e horários de atendimento, não deixe de manter horários de “manobra” para poder realocar pacientes. Além disso, ter opções de alterar horários caso alguém precise remarcar.

Dessa forma, você deve definir um número máximo de atendimentos por dia de pacientes que você geralmente atende. Ao fazer isso, você não se sobrecarrega. E, em contrapartida, mantendo horários de manobra e intervalos, os pacientes não terão de passar por esperas longas e ficarão mais satisfeitos caso precisem remarcar.

Adote uma Agenda Eletrônica

Sem dúvida, muitas das situações aqui levantadas podem ser resolvidas com uma agenda eletrônica. Cada vez mais presente no meio da saúde, ela traz centenas de benefícios. Assim sendo, com ela você pode:

  • Colocar todos os dados dos pacientes a acessá-los a qualquer momento, além de dividi-los em categorias;
  • Acessar todos os dados na nuvem onde você estiver, economizando espaço, papeis e possíveis perdas de documentos físicos;
  • Concentrar todos seus compromissos e documentos em um só lugar;
  • Colocar opções de notificação ao paciente, diminuindo faltas por esquecimento e economizando seu tempo para lembrá-los;
  • Organizar sua semana de forma mais ágil e sem depender de uma secretária

Entre outros fatores que otimizam sua rotina. Saiba porque também é uma boa ideia adotar uma ferramenta completa de gestão clicando aqui.